Adufg

Reitoria e Adufg Sindicato discutem questões sobre ensino e trabalho remotos

Atualizada em 24/09/20 15:26.

Reunião online foi realizada nesta quinta-feira (24/9)

Texto: Ana Paula Vieira
Imagem: Reprodução/Google Meet

Adufg

A Reitoria da UFG reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (24/9), com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato), para tratar de questões envolvendo o trabalho e o ensino remotos, abordadas pela entidade em ofícios encaminhados à Universidade. O reitor Edward Madureira, a vice-reitora Sandramara Matias, a pró-reitora de Graduação Jaqueline Civardi, o pró-reitor de Gestão de Pessoas Éverton Wirbitzki, o pró-reitor Adjunto de Graduação, Israel Elias Trindade, o diretor presidente e o diretor administrativo da Adufg Flávio Alves e João Batista de Deus, além de assessores e gestores da UFG e do Sindicato participaram do encontro.

Os presentes repassaram os pontos abordados nos documentos enviados pelo Sindicato e esclareceram as dúvidas. O reitor Edward Madureira ressaltou, em relação às aulas remotas, que a Universidade tem prezado pelo cuidado com as pessoas: “Fizemos um grande esforço de formação de professores, com adesão altíssima. O princípio que tem pautado a gente é o bom senso, o respeito à saúde, às pessoas e aos estudantes, que estavam em processo de adoecimento e desejando a retomada”.

Avaliação
Os gestores da Reitoria da UFG também reafirmaram o cuidado da instituição em avaliar o Ensino Remoto Emergencial. A pró-reitora de Graduação, Jaqueline Civardi, lembrou o processo de escuta feito anteriormente ao início das aulas remotas para tratar da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto do ensino, pesquisa e extensão. Ela também enfatizou as iniciativas de formação: “O Programa Integrado de Formação foi dividido em três módulos: o módulo 1 teve mais de 23h, 18 lives e mais de mil participações; o módulo 2 teve 58 horas de formação, 36 lives formativas, 1 oficina, mais de 3.300 vagas disponibilizadas, 900 professores certificados; o módulo 3, para os estudantes, teve 10 lives. Foi um movimento muito intenso”.

O secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Oliveira, também destacou os números relacionados à utilização das tecnologias ofertadas: 33 mil contas institucionais de e-mail, cerca de 3 mil salas de aula disponíveis com toda a integração das ferramentas do GSuite, mais de 80 mil reuniões e quase 600 mil participantes. “A usabilidade é muito simples, de fácil atendimento, e nós estamos à disposição para ajudar”, pontuou Leandro.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, informou que os ofícios serão respondidos e que algumas questões já estão superadas, outras sendo encaminhadas. “Tivemos o GT das TDICs, que integrou a construção de retomada do semestre em um processo de participação coletiva muito grande. Agora teremos também os GTs para proposição de processos avaliativos”, lembrou Sandramara. Ela também comentou sobre o retorno da comunidade universitária por meio do ERE: “Temos mais alunos matriculados em disciplinas neste semestre do que tivemos no segundo semestre de 2019 com presença e participação expressivas . As atividades estão acontecendo, os desafios estão postos, mas vamos enfrentá-los”.

O diretor da Adufg João Batista de Deus falou sobre a importância da clareza nas comunicações sobre as atividades remotas e discussões relacionadas, pleito com o qual o reitor Edward Madureira concordou. Ao final da reunião, o diretor presidente da Adufg, Flávio Alves, fez uma avaliação do encontro: “Agradecemos à Reitoria e equipe por essa reunião e por ajudar a responder os questionamentos da categoria. Vamos comunicar os professores sobre as respostas aos ofícios enviados. Fiquei bastante satisfeito com o que foi falado aqui”.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias Adufg