Conif

Andifes e Conif buscam intensificar diálogo na defesa de pautas conjuntas

Updated at 08/25/20 15:00 .

Reitor da UFG e presidente da Andifes, Edward Madureira, reuniu-se com diretoria do Conif nesta terça-feira (25/8)

Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Reprodução Internet

Conif

O reitor da UFG e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir José Pela, nesta terça-feira (25/8). Os representantes das duas entidades falaram sobre a intensificação do diálogo entre elas, de forma a conduzir pautas conjuntas de importância para as Universidades e Institutos Federais.

O presidente do Conif, Jadir Pela, falou sobre a aproximação: “Para nós, a Andifes é uma parceira, algumas das nossas ações podemos fazer em conjunto, pois acho que fortalece muito”. O reitor da UFG, Edward Madureira, enfatizou o tamanho e a importância da rede formada pelas Universidades e Institutos Federais no País e também afirmou a relevância de Andifes e Conif estreitarem ainda mais as parcerias e colaborações: “Nossa aproximação tem que ser ainda mais intensa, adianto que a nossa disposição para isso é total, a gente pode conversar e criar uma agenda conjunta”. Edward defendeu que os propósitos das Universidades e Institutos Federais são muito parecidos e que a integração entre elas pode ser ainda mais ousada: “Meu sonho é a gente não saber onde termina uma instituição e começa a outra. Nossas instituições são absolutamente complementares, a gente precisa superar essas barreiras. A colaboração na graduação, na pesquisa, na extensão não tem limites. Temos o desafio de construção de um sistema de Institutos Federais e de Universidades Federais que se mistura e dialoga”.

No contexto dessa aproximação, os presidentes da Andifes e Conif ressaltaram que uma das pautas conjuntas mais urgentes em que as entidades trabalharão é a questão do orçamento para as Universidades e Institutos Federais para 2021. Na visão dos gestores, é preciso trabalhar para reverter os cortes anunciados e conseguir a recomposição do orçamento. O assunto será abordado em um documento construído em conjunto pela Associação e pelo Conselho, além de outras entidades.

Também participaram da reunião o vice-presidente administrativo do Conif, Paulo Henrique Gomes de Lima, o ex-presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues, além de assessores do Conselho.

Source: Reitoria Digital/UFG

Categories: Notícias Andifes Conif