
Transição de energia e crise global é tema de live no canal UFG Oficial no Youtube
Webnário discute soluções técnicas, jurídicas e regulatórias para a redução de gases de efeito estufa
Texto: Marina Sousa
Foto: Reprodução do Youtube
Um webinário sobre Descarbonização e Transição Energética abriu a agenda de lives do canal UFG Oficial no Youtube, nesta quarta-feira (19/8). O evento, intitulado “Energy Transition and Global Crisis - Key Issues to address through Innovation” - “Transição de energia e crise global - questões-chave a serem abordadas por meio da inovação”-, é organizado pelo Núcleo de Estudos Globais (NEG) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), e visou à discussão sobre a economia fóssil e as soluções técnicas, jurídicas e regulatórias para a redução real e profunda da emissão de gases de efeito estufa no país e do mundo.
O reitor da UFG, Edward Madureira, abriu o webinário falando sobre a relevância do tema. “A Universidade tem um acúmulo grande de pesquisas nessa área, e o espaço para inovação e para pensar sobre as políticas públicas e a legislação passa sem dúvidas pelas universidades, então é uma honra para nós podermos contar com tantos especialistas tratando sobre a descarbonização energética nesse webinário”.
O reitor que também acumula o cargo de presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) adiantou que tem interesse em levar a discussão sobre descarbonização para o conjunto das 69 universidades federais do Brasil. “Posso dizer seguramente que há grande interesse nosso e das outras instituições em colaborar e fazer com que esse tema que é tão relevante para o nosso planeta seja difundido e discutido.”
O webnário “Energy Transition and Global Crisis - Key Issues to address through Innovation” tem o apoio da Comissão de Energia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo; Columbia University Global Center Rio e Instituto Brasileiro de Direito da Energia. O evento é mediado pela professora e visitante da Columbia University, Cácia Pimentel, e conta com diversos painelistas de peso, como: Professor da Faculdade de Direito da Columbia University, Michael Gerrard; Diretor do Columbia Global Center no Rio de Janeiro, Thomas Trebat; Professor titular do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia da Universidade Federal de Itajubá, Luiz Augusto Horta; Professora do curso de Relações Internacionais da UFG e coordenadora do NEG, Lais Thomaz; Advogada e Economista, Maria João Rolim; Engenheiro químico da USP, Jaime Finguerut; Consultor internacional, Fabiano de Andrade; Advogado, Marcelo F Dias; Professor da FGV, Rômulo Sampaio; Membro do Instituto Brasileiro de Direito da Energia (IBDE), Luiz Gustavo Bezerra.
Fonte: Reitoria Digital/UFG
Categorias: Notícias