
Reitoria Digital da UFG completa um ano e lança relatório
Conheça o papel e as principais ações do setor, que tem entre suas funções a interação com a sociedade
Acompanhando as rápidas e crescentes mudanças na forma de se comunicar, como a utilização cada vez mais intensa das redes sociais e ferramentas digitais e atenta a fenômenos como as chamadas fake news, a Reitoria da UFG criou, em 14 de agosto de 2019, a Reitoria Digital. O setor tem a missão de aproximar a Reitoria da Universidade da comunidade interna e externa, sendo um canal permanente de interação com a sociedade de forma democrática e transparente. Nesta sexta-feira (14/8), a iniciativa completa seu primeiro ano e lança um relatório que faz o balanço dos resultados alcançados (veja abaixo).
O conteúdo oferecido pela Reitoria Digital da UFG à comunidade acadêmica e à sociedade em geral é veiculado por meio dos perfis @ReitoriaUFG no Instagram e no Twitter; da página Reitoria UFG no Facebook, do site reitoriadigital.ufg.br, do programa semanal “Boa Semana UFG”, exibido na Rádio Universitária; da live da Reitoria, realizada toda sexta-feira, às 19h, além do atendimento pelo e-mail reitoriadigital@ufg.br, que inclui também as demandas de imprensa. O coordenador da Reitoria Digital, Pablo Lisboa, comenta sobre o trabalho desenvolvido: “A experiência desse primeiro ano valida a noção de que a interação entre o cidadão e as instituições públicas pode ser otimizada a partir das redes sociais, sob novos protocolos menos burocráticos”.
Em menos de um ano, o perfil @ReitoriaUFG no Instagram alcançou cerca de 8.500 seguidores. Segundo Pablo Lisboa, esse crescimento reflete o entendimento das pessoas de que a fonte da informação sobre os atos da Reitoria está localizada nos canais da Reitoria Digital. “As fontes seguras são, hoje, não só os órgãos de imprensa que fazem a tradução das fontes primárias, mas sim as próprias fontes primárias criando seus perfis em redes sociais”, destacou o coordenador.

O reitor da UFG, Edward Madureira, demonstra a importância estratégica da comunicação para a gestão: “No meu primeiro mandato, em 2006, iniciamos a reestruturação da então Assessoria de Comunicação, que hoje é a Secretaria de Comunicação da UFG. A partir de novas demandas e realidades, em 2019 criamos a Reitoria Digital como uma forma de reforçar a política de comunicação, promovendo ainda mais transparência e maior acesso às informações sobre as decisões e ações institucionais da Universidade”, analisou o reitor.
Interação
Baseados nos princípios da Comunicação Pùblica, buscando informar sobre assuntos de interesse público, de forma a promover a transparência e o diálogo com os diferentes públicos da Universidade, os canais da Reitoria Digital também são local de escuta e interação. A live semanal da Reitoria, veiculada no Instagram, é uma das ações nesse sentido. “A live do dia 3 de julho, por exemplo, foi muito importante. Em meio ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Conselho Universitário tinha acabado de deliberar sobre a retomada das atividades acadêmicas de maneira remota, e durante a transmissão pude responder algumas dúvidas e observar as demandas da comunidade universitária. A partir dessa interação, demos vários encaminhamentos sobre o assunto”, explicou o reitor da UFG, Edward Madureira.

As lives da Reitoria e o programa Boa Semana UFG, veiculado toda segunda-feira, às 8h, ficam salvos no feed do perfil do Instagram e podem ser consultados a qualquer momento. “Com essas ações, fazemos a escuta, divulgamos a fala institucional e conseguimos agilizar respostas”, comentou Pablo Lisboa.
A “redescoberta” do Youtube
A realização de atividades remotas, em razão da pandemia de Covid-19, impulsionou a utilização do Youtube para atividades acadêmicas ou relacionadas. Devido ao aumento da procura por transmissões ao vivo, a Reitoria Digital passou a administrar a conta oficial da Universidade e atualmente faz a gestão das lives e oferece treinamento para unidades acadêmicas que desejam usar a ferramenta.
As transmissões envolvem ações como seminários, palestras, cursos e projetos de extensão. O evento que marcou essa nova fase foi o “Simpósio Ciência, Arte e Educação em tempos de pandemia”, que reuniu as universidades públicas e os institutos federais de educação de Goiás, entre 8 e 16 de junho de 2020. Juntas, as seis transmissões tiveram mais de 20 mil visualizações.
A maior oferta de conteúdo ocasionou um crescimento significativo no número de inscritos no canal UFG Oficial no Youtube: atualmente, conta com mais de 11 mil inscritos, sendo 4 mil conquistados nos últimos cinco meses.

Impressões
O primeiro ano de trabalho da Reitoria Digital já gerou repercussões positivas. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, afirmou que o projeto “veio em muito boa hora para atender a uma necessidade de comunicação mais efetiva da administração superior da UFG, tanto com a comunidade interna à instituição, como com a população em geral”.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa, destacou o contato direto do público com os dirigentes. “As lives permitiram ao reitor dialogar com o público e dar mais transparência do dia a dia da instituição, permitindo criar e/ou recriar as rotas no âmbito da gestão superior”. O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, também destacou essa aproximação, pois, segundo ele, foi dada “voz e visibilidade institucional às múltiplas demandas, bem como a maneira como estas são encaminhadas e solucionadas”.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis Maisa Miralva da Silva e o pró-reitor de Administração e Finanças Robson Maia Geraldine enfatizaram o ganho em termos de transparência: “A equipe vem fazendo um trabalho extremamente importante para uma gestão pública: dar transparência às decisões, ações e atuação interna e externa da vida acadêmico-científica de uma instituição de peso como a UFG”, afirmou Maisa. Robson completou: “Certamente, com a Reitoria Digital nós avançamos no estabelecimento de uma relação mais transparente com a sociedade”.
A avaliação do pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Everton Wirbitzki da Silveira, é de que o primeiro ano da Reitoria Digital mostrou “o espaço e a importância de agregar, tanto a tecnologia como a comunicação, à realidade, sempre dinâmica, que permeia a Gestão da UFG”. A pró-reitora de Graduação Jaqueline Civardi comentou sobre a importância do trabalho da Reitoria Digital especialmente no momento de enfrentamento do novo Coronavírus: “A Reitoria Digital trouxe-nos a certeza de que nosso conteúdo institucional está ainda mais acessível ao público, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19, quando os espaços virtuais passaram a ser ainda mais visitados. Tornou-se em grande legado que a atual gestão deixa para a comunidade acadêmica da UFG”.
Equipe
A Reitoria Digital da UFG funciona no Gabinete da Reitoria e conta com dois jornalistas concursados e dois bolsistas profissionais, além do coordenador. A estrutura da Reitoria Digital também conta com a participação de bolsistas, estagiários, pesquisadores e colaboradores.
Fonte: Reitoria Digital
Categorias: Notícias
Arquivos relacionados | Tamanho | Assinatura digital do arquivo |
---|---|---|
RelatórioAnual-ReitoriaDigital | 1090 Kb | e50d8f15d5b5631b1446c0e03d61c7f4 |