foprop12.8

Comissão propõe novo modelo para avaliação da Pós-Graduação

Atualizada em 12/08/20 12:04.

Proposta foi apresentada em reunião virtual da Regional Centro-Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Texto: Ana Paula Vieira

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020), representada pelo seu presidente, Jorge Luís Nicolas Audy, apresentou a Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional, durante reunião virtual da Regional Centro-Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (12/8), com transmissão ao vivo pelo canal UFG Oficial no Youtube e participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes de Programas de Pós-Graduação e gestores da área de diversas instituições.

Entre as propostas de mudanças na forma de avaliação da Pós-Graduação no País, Jorge Audy explicou que há um consenso entre as entidades sobre a importância do sistema avaliativo, mas que ele já se esgotou e deve ser repensado. A proposta da Comissão é de que a avaliação seja feita a partir de um modelo multidimensional, que estaria baseado em cinco dimensões: Formação de Pessoal; Pesquisa; Inovação e Transferência de Conhecimento; Impacto na Sociedade e Internacionalização. Se a ideia for aprovada e executada pela Capes, os Programas de Pós-Graduação não teriam uma nota única, mas cinco notas, uma para cada dimensão.

foprop-12.8-modelo
Proposta é baseada em modelo multidimensional de avaliação para a pós-graduação

Entre as sugestões complementares, a Comissão também traz ideias como manter o período avaliativo de quatro anos e manter indicadores únicos nas cinco dimensões, para todas as áreas de avaliação, mas que poderiam ser decompostos em métricas específicas que reflitam as características de cada área. Outra proposta seria em relação às áreas de avaliação: Audy explica que devido à crescente interdisciplinaridade, a ideia seria reduzir o número de áreas, tendo como referência as nove grandes áreas do conhecimento.

Quanto ao fomento, Jorge Audy destacou que a multidimensionalidade do modelo avaliativo poderia favorecer a diversificação das estratégias de fomento. O relatório apresentado também propõe uma mudança em relação ao Qualis, sugerindo sua extinção para o próximo ciclo avaliativo. “Ele foi realmente importante para a produção científica do nosso país, mas dadas as características atuais, a consolidação de informações e bases de dados e a maturidade do sistema, cada área poderia definir os mecanismos de acordo com suas especificidades”, considerou Jorge Audy.

Após a apresentação do relatório, Jorge Audy ressaltou que o papel da Comissão é consultivo e que o documento oferece propostas que, para serem implementadas, dependem da decisão executiva da Capes. “Ao longo desse tempo, tivemos conversas amplas com a comunidade, missões internacionais e análise de modelos internacionais latino-americanos e também de países como Holanda, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e França”, analisou Audy. Ele também defendeu que as propostas de mudanças, se implementadas, devem ser para o próximo ciclo avaliativo.

foprop12.8
Live teve a participação de outros integrantes da Comissão, além da mediação de gestores da UFG e UnB

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães Ferreira Jr., falou sobre a importância da avaliação da pós-graduação e comentou a proposta: “A proposta é muito bem-vinda e ousada. Estou muito entusiasmado com essa perspectiva de trazer o modelo multidimensional para o próximo ciclo avaliativo. Teremos muitos desafios, mas acredito que o sistema está suficientemente consolidado e robusto para lidar com eles”.

A live teve a mediação do professor Laerte Guimarães Ferreira Jr., e da decana de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), Adalene Moreira Silva. Os participantes puderam interagir enviando perguntas, que foram respondidas por Audy e outros três membros da Comissão do PNPG: Adalberto Luis Val, Adalberto Grassi Carvalho e Márcio de Castro Silva Filho.

Clique aqui para assistir a transmissão na íntegra.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias