Foto UFG Generica

Reitoria da UFG discute retomada das aulas com diretores das unidades acadêmicas

Updated at 07/31/20 23:41 .

Gestores socializaram as ações que as unidades acadêmicas estão desenvolvendo visando a retomada do semestre

Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG

Foto UFG Generica

As ações preparatórias e os procedimentos para a retomada das aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG) foram discutidas em reunião, na tarde desta sexta-feira (31/7), com a Reitoria e os diretores das unidades acadêmicas. O semestre 2020/1 vai ser reiniciado no próximo dia 31 de agosto por meio de aulas remotas com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

Na reunião online, coordenada pela vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas para apoiar estudantes e professores nesse processo. Também foi um momento de ouvir os diretores das unidades para elucidar dúvidas, bem como para receber sugestões. Foram socializadas também pelos gestores várias ações que as unidades acadêmicas estão desenvolvendo visando a retomada do semestre.

A pró-reitora de Graduação, Jaqueline Civardi, afirmou que já foram enviados para apreciação e contribuições das unidades acadêmicas, após rodada de reuniões, uma minuta de instrução normativa e um documento com regras para o franqueamento do RGCG. Na próxima semana as unidades receberão também um documento contendo orientações didático-pedagógicas para apreciação e sugestões. Ressaltou ainda que está sendo elaborado um programa de formação para professores, estudantes e técnicos-administrativos para o uso das plataformas, bem como sendo produzidos tutoriais para apoiar o ensino na modadlidade remota, o que vem somar a todo o processo de formação disponibilizado e desenvolvido pelo CIAR nos últimos meses. Informou ainda que a Chamada Pública - que precisa ser concluída - está prevista para ocorrer entre 26 e 28 de agosto, no Centro de Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia. A Universidade trabalha em soluções de prevenção para que o contato presencial seja o mínimo possível.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG) destacou os editais abertos e campanhas em desenvolvimento para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade social: plano de conectividade para a contratação de plano de internet; edital para a compra de equipamento de informática e campanha de inclusão digital - UFGID - que está arrecadando computadores e tablets para serem doados a esses estudantes.

A demanda dos estudantes por equipamentos de informática deve ser feita à unidade acadêmica a qual pertencem e esta encaminhará a relação de estudantes com os dados para a PRAE. O objetivo é que nenhum estudante deixe de participar das aulas remotas por falta de equipamentos.

A reunião foi encerrada pelo reitor da UFG, Edward Madureira, que foi eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) pela segunda vez (primeiro período 2010/11), nesta sexta-feira (31/7). "Estamos empenhados nesse processo da retomada das aulas, estarei em férias a partir de segunda, mas seguirei acompanhando as ações e tenho certeza que vamos conseguir superar esse desafio porque temos uma equipe de gestores muito qualificada em todas as unidades da Universidade", ressaltou o reitor.

Source: Reitoria Digital

Categories: Notícias