Reitor da UFG participa de Live sobre o retorno às aulas de modo remoto

Atualizada em 29/07/20 17:09.

Medida foi tomada pelo Conselho Universitário no dia 03/7

Texto: Marina Sousa
Foto: Reprodução

Previsto para o dia 31 de agosto, a retomada do calendário acadêmico  da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi pauta da entrevista que o reitor Edward Madureira concedeu nesta quarta-feira (29/7), ao Diário do Estado. Questionado sobre o retorno das aulas presenciais, Edward Madureira pontuou que ainda não há essa possibilidade por conta da pandemia.“A universidade recebe pessoas de diversos lugares, e muitas utilizam o transporte público, ainda não temos segurança médica de colocar todos em uma sala de aula por conta do risco de contaminação. Discutimos muito esse calendário, de modo que não prejudicasse a vida dos alunos, professores, servidores e funcionários da UFG”.

Reitor da UFG participa de Live sobre o retorno às aulas de modo remoto
Live do Diário do Estado

Visto que a Universidade abriga diversas realidades socioeconômicas, a instituição está com uma campanha intitulada UFGID cujo objetivo é mobilizar a sociedade para contribuir com equipamentos eletrônicos ou doações financeiras para a disponibilização de cerca de cinco mil computadores e tablets que possam atender às necessidades educacionais de grande parte dos estudantes da UFG durante a pandemia com as aulas remotas. O reitor também contou que o Ministério da Educação (MEC) está organizando uma chamada pública para a seleção de uma empresa, que disponibilizará um pacote de dados aos alunos de baixa renda. “Precisamos pensar em todos, temos alunos que moram em zona rural, em comunidades remotas, alunos com deficiência visual e auditiva, então temos que pensar em como vamos contemplar essas todas essas realidades”, disse Edward Madureira.

Mesmo diante da pandemia a UFG tem trabalhado em diversas frentes, com o desenvolvimento de pesquisas que estão estudando a Covid-19, testes rápidos, produção de máscaras e aventais para atender a demanda dos profissionais da saúde e demanda de doações, além do projeto Pneuma que trabalha na recuperação de ventiladores mecânicos para as secretarias de saúde. O reitor que também é vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), disse que aguarda uma data para audiência com o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro. A live pode ser conferida na íntegra no canal do youtube do Diário do Estado.