Planetário

UFG e Agetul discutem cessão de área do Planetário

Atualizada em 01/07/20 14:34.

Parceria entre as instituições visa oficializar  o repasse da área que é da Prefeitura de Goiânia, para a UFG

Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Divulgação

 

Na manhã desta quarta-feira (1/7), representantes da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), da Reitoria da UFG e do Planetário Juan Bernardino Marques Barrio (que é vinculado à Universidade), reuniram-se virtualmente e discutiram a cessão oficial da área do Planetário, que é da Prefeitura, para a Universidade.

O diretor do Planetário, Rafael Miloni Santucci, explicou que a ideia seria oficializar a parceria já existente, para que o Planetário possa implementar reformas e melhorar o atendimento à população e ao seu principal público-alvo, que é formado por estudantes que visitam o espaço por meio de atividades escolares. Rafael ressaltou que o Planetário realiza atividades de extensão, estabelecendo a ponte entre a universidade a sociedade, aliadas ao ensino. “Queremos levar astronomia às crianças e ao público interessado e combater a pseudociência. Atendemos mais de 20 mil pessoas todos os anos e essa procura vem aumentando”, afirmou o diretor.

Planetário
Planetário Juan Bernardino Marques Barrio



O reitor Edward Madureira explicou que o objetivo é avançar nos encaminhamento para as áreas compartilhadas no local entre a UFG e a Agetul: “Nosso objetivo é fazer algo de longo prazo, que traga uma integração definitiva. Ali, promovemos a formação, inclusive a partir do entretenimento. Nosso Planetário tem um missão muito importante”, analisou o reitor.

O presidente da Agetul, Urias Garcia de Oliveira Junior, colocou a disposição da Agência em formalizar os acordos. “O Planetário leva mais pessoas a conhecerem e terem interesse na ciência e na pesquisa. A ideia tem toda a boa vontade possível”, afirmou Urias Júnior. Segundo ele, o encaminhamento deve passar pelos setores jurídicos de ambas as instituições, para encontrarem a melhor solução formal, observando questões legais como as restrições previstas devido ao ano eleitoral.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: Planetário Notícias