Reunião Edward sobre Portaria Covid-19

UFG divulga medidas para reduzir a interação presencial na Universidade

Updated at 04/17/20 12:42 .

Portaria publicada tem como objetivo auxiliar no enfrentamento à COVID-19

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou uma portaria, nesta sexta-feira (17), estabelecendo medidas para reduzir a exposição pessoal e interações presenciais entre os servidores da UFG e a comunidade universitária. As medidas de caráter temporário incluem um novo planejamento de rotinas e procedimentos de trabalho. A discussão e deliberação final sobre o documento foi realizada por teleconferência na tarde desta quinta-feira (16), reuniu cerca de 70 gestores de unidades da Universidade e teve a mediação do reitor Edward Madureira.

Reunião Edward sobre Portaria Covid-19

Entre as instruções da Portaria está a definição dos servidores que devem executar as atividades de forma remota enquanto for mantido o estado de emergência de saúde pública decorrente da COVID-19. Estão nesse grupo as servidoras gestantes ou lactantes e os servidores que se enquadrem em condições específicas (60 anos ou mais; imunodeficientes ou com doenças crônicas ou graves; que apresentem sinais e sintomas gripais; responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19).

Em relação ao planejamento das rotinas fica autorizado a adoção de regime de jornada em turnos alternados de revezamento e de trabalho remoto. Também está autorizada a melhor distribuição física da força de trabalho presencial, com o objetivo de evitar a concentração e a proximidade de pessoas no ambiente de trabalho e a flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho.

A UFG já realizava ações para reduzir a interação presencial na Universidade, mas segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki da Silveira, o documento vai servir para amparar legalmente o trabalho durante o estado de emergência. “O que nós queremos é trazer segurança jurídica tanto para o servidor quanto para o gestor da Universidade, essa Portaria traz as possibilidades de regime de trabalho que vão atender a grande maioria dos servidores da UFG, preservando a saúde da força de trabalho”, argumentou.

Confira o texto completo da Portaria no arquivo anexado abaixo.

Source: Reitoria Digital

Categories: NOTÍCIAS Coronavírus