live capa

Reitor destaca ações da UFG no combate ao Coronavírus

Atualizada em 09/04/20 21:10.

Edward Madureira disse que é preciso vencer a “guerra pró-ciência”

Foto: Reprodução/Instagram @reitoriaufg

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, voltou a realizar uma transmissão ao vivo pelo Instagram (@reitoriaufg), na noite desta quinta-feira (9/4), para destacar as ações da Universidade no combate ao novo Coronavírus (COVID-19). Ele disse que o distanciamento social trouxe novos desafios para o trabalho na instituição e novos aprendizados.

Edward enfatizou que além da pandemia da COVID-19 enfrentamos a guerra da informação. “Temos que combater a desinformação com muita seriedade porque essa guerra pela informação correta também é a guerra pró-ciência. Não estamos no pico da doença ainda, por isso, quanto mais mantivermos o distanciamento social, mais efetivo será o combate contra essa doença”, argumentou.

reitor live 2

Há 25 dias a UFG suspendeu as aulas presenciais e depois tomou outras medidas visando o distanciamento social, mas o reitor disse que a Universidade segue em funcionamento através do trabalho remoto e nos casos presenciais com os servidores tomando todas as medidas indicadas pelas autoridades em saúde. Após uma reunião com os diretores de unidades nessa semana, Edward anunciou a formação de um grupo de trabalho para estudar e fazer diagnóstico profundo de formação mediada por tecnologia, além do que é realizado hoje no Ensino à Distância (EaD).

Em relação a outras ações da UFG no combate à COVID-19 o reitor disse que o trabalho está sendo feito tanto na assistência como na solução, a exemplo de outras universidades brasileiras que têm sido protagonistas nesse momento.

Abaixo algumas das ações citadas pelo reitor.

Respiradores mecânicos

A Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) desenvolve um projeto denominado Pneuma que atua em duas frentes. Uma delas tem um núcleo que recebeu 70 respiradores mecânicos que estão sendo avaliados para a reparação. O núcleo ainda precisa de apoio de mão de obra como técnicos em eletrônica e técnicos em mecânica.

A outra frente trabalha desenvolvendo protótipos de ventiladores mecânicos alternativos. Estes ventiladores estão sendo projetados para atender os requisitos técnicos fundamentais de acordo com as necessidades clínicas dos pacientes que precisarão dos equipamentos durante a crise COVID-19. O objetivo é que tenham baixo custo de produção e sejam de fácil fabricação.

Plataforma COVID Goiás

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) desenvolveu uma plataforma digital que mostra a evolução da doença em Goiás proporcionando o conhecimento sobre a situação atual. O sistema é alimentado com dados oficiais e tem o apoio do Governo de Goiás e da Prefeitura de Goiânia.

A COVID Goiás pode ser acessada pelo endereço eletrônico https://covidgoias.ufg.br/

UFG Solidária

É uma ação de extensão da Universidade Federal de Goiás, que visa colaborar com o enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19. Através de doações estão sendo montadas cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na primeira etapa da iniciativa foram distribuídas 593 cestas básicas.

Sabia mais sobre a iniciativa em: https://ufg.br/ufgsolidaria

Produção de EPIs

A UFG realiza a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em diversas unidades da Universidade. O trabalho iniciou com a montagem de uma planta piloto na Faculdade de Artes Visuais (FAV) para a produção de máscaras e aventais para os profissionais da saúde no estado. Protetores faciais com material plástico também passaram a ser produzidos no Laboratório de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPE Lab) para serem destinados aos hospitais de Goiás.

Agora equipes da universidade desenvolvem um trabalho de produção de máscaras caseiras para o dia a dia e também de proporcionar a capacitação das pessoas para que possam produzir as máscaras em casa. A UFG está desenvolvendo um material explicativo que será disponibilizado em breve.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Coronavírus Combate ao novo coronavírus