live reitor 1

“Suspensão do Calendário não é o cancelamento do semestre”, diz reitor da UFG

Atualizada em 04/04/20 18:29.

Edward Madureira fez relato sobre ações da UFG no enfrentamento a COVID-19

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Reprodução/Instagram @reitoriaufg

live reitor

O reitor da UFG, Edward Madureira, fez um relato sobre as ações da Universidade no enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19) durante uma transmissão ao vivo no Instagram (@reitoriaufg), nesta sexta-feira (3/4). Ele também aproveitou para responder perguntas dos participantes da transmissão e um dos principais assuntos abordados foi a suspensão do calendário acadêmico na UFG.

Confira a manifestação do reitor sobre os temas que envolvem o Ensino.

O semestre pode ser cancelado na UFG?

“A suspensão de calendário acadêmico não é o cancelamento do semestre, não se trata disso. Assim que as medidas de distanciamento social - recomendadas pelas autoridades sanitárias - forem suspensas, nós retomaremos o nosso calendário acadêmico e faremos toda a reposição das aulas, do semestre, e entraremos na normalidade.”

Haverá prejuízo no ano letivo?

“A gente pode falar com muita tranquilidade: não é a primeira vez que enfrentamos a situação de recuperação de aulas na UFG, nós enfrentamos isso anteriormente por motivo de paralisações. Tivemos até 90 dias de ano letivo interrompido e conseguimos nessas ocasiões recompor, claro que com sacrifícios. Quero tranquilizar os estudantes e dizer que nós trabalharemos para que não haja prejuízo no ano letivo.”

Por que a UFG não está usando o Ensino à Distância (EaD) para substituir as aulas presenciais?

“A explicação é muito simples: nós temos estudantes com perfil sócio-econômico muito diverso, então exigir atividades de forma remota através de tecnologia seria tratar de forma não-isonômica pessoas que não têm acesso a essa tecnologia ou que foram para lugares remotos onde não há banda larga. Também poderia prejudicar pessoas surdas, cegas ou de baixa visão que precisariam de uma adaptação do sistema. Sendo assim, o EaD está sendo usado apenas naquelas atividades em que ele está inserido desde a concepção.

Quem está na lista da Chamada Pública do Sisu pode perder a vaga?

Quem passou na chamada pública tem o seu direito assegurado. Assim que o distanciamento social acabar daremos andamento aos processos. A suspensão do calendário acadêmico também favorece essas pessoas porque caso contrário dificilmente conseguiriam acompanhar o semestre.

Quando acaba a quarentena na UFG?

“Não temos previsão de quando vai encerrar a quarentena. Voltaremos provavelmente quando todas as escolas retornarem porque não faz sentido a Universidade voltar e as escolas não e vice-versa, isso precisa ser um movimento coordenado porque se trata de um problema que atinge a todos. O Ministério da Saúde aponta que abril é um mês crítico na pandemia da COVID-19, então dificilmente voltaremos antes do final de abril. Hoje nós estamos preocupados com a vida das pessoas. A nossa responsabilidade é com o distanciamento social para evitar a propagação do vírus e desta forma fazer com que o nosso sistema de saúde suporte toda a pressão. A dica maior é: Fique em casa!”

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: notícias Coronavírus