As cerimônias de Colação de Grau dessas unidades, previstas para o mês de março, foram suspensas após o Comunicado nº 1, do dia 13 de março, emitido pelo Comitê UFG para o Gerenciamento da Crise Covid-19, grupo formado por especialistas da Universidade que discutem os impactos, no âmbito da instituição, decorrentes da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Visando evitar possíveis prejuízos aos estudantes na condição de formandos, os diplomas e históricos acadêmicos já estão disponíveis no Centro de Gestão Acadêmica e podem ser retirados a qualquer tempo, de forma a evitar aglomerações. As solenidades de Colação de Grau podem ser agendadas em datas posteriores.
A suspensão das Colações de Grau foi baseada em recomendações regionais, nacionais e internacionais para o enfrentamento ao Covid-19, como a declaração, por parte a Organização Mundial de Saúde (OMS), da situação de pandemia no que se refere à infecção pelo novo coronavírus, além do estado de emergência em saúde pública decretado em Goiás pelo governo estadual. Segundo a Portaria, a iniciativa é necessária como medida de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.
Novo Coronavírus
O novo coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. O primeiro caso no Brasil foi confirmado no dia 24 de fevereiro. Desde o dia 9 de março, a UFG divulga uma campanha com conteúdos informativos que têm circulado nas redes sociais, sites e canais de comunicação da Universidade, com o objetivo principal de informar os estudantes, professores e técnicos-administrativos sobre as melhores práticas diante da dispersão do vírus.
Além das ações educativas, a Universidade instituiu o Comitê UFG para o Gerenciamento da Crise Covid-19, que tem acompanhado o assunto e orientado a comunidade universitária por meio de notas e comunicados oficiais. Confira todos os informes oficiais até o momento: