Vice-reitora participa de evento sobre Auguste de Saint-Hilaire

Faculdade de História promove evento sobre Auguste de Saint-Hilaire

Atualizada em 11/03/20 10:10.

Programação da Faculdade de História traz pesquisas e discussões sobre a passagem do naturalista francês por Goiás

Texto: Ana Paula Vieira, com informações da Memória da Administração Pública Brasileira (Mapa)

A passagem do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire por Goiás e os caminhos percorridos por ele são tema de evento nesta terça-feira (10/3), na Faculdade de História (FH) da UFG. A abertura da conferência contou com a presença da vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, representando a Reitoria da instituição.

O evento traz o palestrante internacional Marc Pignal, do Museu de História Natural de Paris, e ainda conta com apresentação de trabalhos e diálogos sobre o viajante que passou por Goiás em 1819. A programação também inclui uma visita ao Bosque Auguste de Saint-Hilaire, que fica no Câmpus Samambaia da UFG e é uma das poucas áreas com a vegetação primitiva do município de Goiânia.

A vice-reitora Sandramara Matias parabenizou pela organização do evento em um momento de grandes desafios para a Universidade, principalmente do ponto de vista orçamentário. "Nós conseguimos superar imensos desafios em 2019, mas continuamos numa situação bastante delicada, devido às dificuldades que temos frente a um orçamento que não atende as necessidades básicas da instituição", explicou Sandramara. Ela também destacou a soma de esforços da comunidade universitária: "A despeito das dificuldades estamos mostrando o que é a UFG e o nosso importante papel no ensino, na cultura, na pesquisa, na extensão e na inclusão".

Vice-reitora participa de evento sobre Auguste de Saint-Hilaire
Vice-reitora Sandramara Matias participa da abertura do evento promovido pela Faculdade de História

 

Rotas de pesquisa

Ainda durante a abertura do evento, a coordenadora do curso de licenciatura em História da UFG, Maria Lemke, destacou seu caráter interdisciplinar: "É fantástico que, 200 anos depois, um determinado tipo de fonte como os relatos de viajantes continuem suscitando discussões em áreas e temáticas tão diferentes. Esse é um dos momentos bacanas da universidade pública". 

O diretor de Relações Internacionais da UFG, Francisco Quaresma, também participou da abertura e comentou: "Uma programação impecável, que reflete um livro que está sendo produzido e será lançado em breve". O diretor da FH, Eugênio Rezende de Carvalho, falou sobre a riqueza dos trabalhos inscritos no evento: "Não imaginava que a partir de Saint-Hilaire poderíamos reunir tantos estudos". 

Auguste de Saint-Hilaire percorreu o território brasileiro entre os anos de 1816 e 1822, na área onde hoje se situam os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele coletou cerca de 30 mil amostras de animais, minerais e plantas e, em seus diários e cadernos de campo, descreveu ainda aspectos de geografia, linguística, zoologia e os costumes e modo de vida das populações das regiões visitadas. 

Programação da Faculdade de História traz pesquisas e discussões sobre a passagem do naturalista francês por Goiás
Programação conta com apresentação de trabalhos e diálogos sobre a obra do naturalista francês

 

 

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias