
Reitoria recebe Comissão que vai avaliar curso de Ecologia e Análise Ambiental
Avaliadores participam de reunião com a vice-reitora Sandramara Matias e com gestores da UFG
Texto e foto: Ana Paula Vieira
O curso de Ecologia e Análise Ambiental recebe, a partir desta segunda-feira (9/3), Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que está na UFG para coletar informações e dar andamento ao processo de renovação do reconhecimento do curso. Os avaliadores foram recepcionados pela vice-reitora Sandramara Matias e por gestores da UFG, em reunião realizada no Gabinete da Reitoria.
A vice-reitora Sandramara Matias deu as boas-vindas à equipe avaliadora e destacou que a Reitoria está à disposição da Comissão. Sandramara fez uma breve apresentação da UFG e destacou que agora Goiás tem três universidades federais, a partir da criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Universidade Federal de Catalão (UFCat), que estão sob a tutoria da UFG. "Temos um grande potencial na nossa comunidade universitária. O que fez a gente chegar ao patamar em que estamos são as pessoas", ressaltou Sandramara.
A avaliadora Inaura Carolina Carneiro da Rocha agradeceu a hospitalidade da equipe da UFG. Ela explicou que o objetivo do trabalho é coletar informações sobre o curso e que o Inep adota uma ideia de avaliação formativa. O avaliador Rodrigo Gallotti Lima afirmou que esse é um diagnóstico feito com uma determinada frequência e que a Comissão trabalha para fazê-lo da "forma mais justa possível".
A reunião também contou com a presença de equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da direção do ICB, da coordenação do curso, do Sistema de Bibliotecas e do Núcleo de Acessibilidade.

Ecologia e Análise Ambiental
A graduação em Ecologia e Análise Ambiental foi criada em 2008 e forma profissionais capazes de compreender as questões ambientais de maneira integradora, relacionando os meios biológico, físico, químico e as atividades humanas.
O ecólogo e analista ambiental poderá atuar em projetos de pesquisas, em perícias e auditorias ambientais; na prestação de serviços relacionados à questão ambiental; no diagnóstico e monitoramento ambiental; na recuperação, manejo e conservação de ecossistemas naturais e antrópicos; em grupos interdisciplinares, contribuindo para o desenvolvimento de ações relacionadas à questão ambiental; na avaliação de riscos e de impactos ambientais; no gerenciamento, coordenação, elaboração e execução de projetos relacionados à questão ambiental para instituições públicas, privadas e organizações não governamentais (ONGs); promoção da educação e conscientização ambiental para a preservação dos recursos naturais.
O curso está vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), saiba mais no site da Unidade: www.icb.ufg.br.
Fuente: Reitoria Digital
Categorías: NOTÍCIAS