piranhas

Prefeitura de Piranhas busca parceria com a UFG na área da Saúde

Atualizada em 06/03/20 17:32.

Associação de Combate ao Câncer do município  articula ações com o IPTSP

Texto e foto: Ana Paula Vieira

O prefeito de Piranhas, Eric de Melo Silveira, o vice-prefeito José Eduardo de Morais, a secretária de Saúde Neusa Aparecida Porto Ferreira, o assessor da Prefeitura João Coelho, a presidente da Associação de Combate ao Câncer de Piranhas (ACCP), Janete Ribeiro e o deputado federal Rubens Otoni estiveram na UFG na quinta-feira (5/3), buscando uma parceria para compreender questões relacionadas à saúde da população do município e que têm preocupado as autoridades, como os casos de câncer.

A comitiva foi recebida pelo reitor Edward Madureira e pela vice-reitora Sandramara Matias, que também convidaram a professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) Cristiana Maria Toscano para dar contribuições sobre o assunto.

O deputado Rubens Otoni, responsável por articular a reunião, agradeceu a disposição da UFG em atender a demanda. O prefeito Eric de Melo afirmou que a motivação para o encontro é buscar entender os casos de câncer no município: "Não sabemos se está dentro da estatística, mas é muito alarmante, nos preocupa muito". Para Janete Ribeiro, o momento é muito importante para a ACCP: "Essa é uma busca nossa, temos muitos casos de câncer de mama, de pele e de pulmão".

A professora Cristiana Maria Toscano ressaltou que, para a realização de uma pesquisa, o primeiro passo é ter dados do município. "Primeiro a gente quantifica, tenta descrever o problema, para depois comparar e tentar associar possíveis causas", explicou. A Prefeitura Municipal de Piranhas e a ACCP se dispuseram a repassar as informações e a colaborar no fomento a uma futura pesquisa.

piranhas

O reitor Edward Madureira enfatizou que a UFG é uma Universidade de ponta, com laboratórios modernos, e que está à disposição: "A Universidade está aqui para servir à sociedade”. A vice-reitora Sandramara Matias também afirmou: "Podemos contribuir em diversas áreas”.

Categorias: Notícias iptesp