consuni

Consuni aprova novas resoluções da UFG

Atualizada em 21/02/20 18:02.

Foi também discutida a portaria do MEC a respeito de despesas com servidores

Texto e foto: Marina Sousa

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni/UFG) realizado nesta sexta-feira (21/2), votou oito novas resoluções da UFG. Essa demanda aconteceu por conta da criação das Universidades Federais de Catalão (UFCAT) e de Jataí (UFJ), que alterou medidas administrativas e de gestão da UFG.

O texto das resoluções votadas tratou de assuntos diversos, como o de competência do Conselho Gestor da Regional Goiás; Novo critério para a escolha dos representantes dos Diretores de Unidades Acadêmicas, Chefe das Unidades Acadêmicas Especiais ou unidade específica que desenvolve a educação básica na UFG (Cepae) na composição do Conselho Universitário; Estabelece novas competências das Câmaras Superiores Setoriais da UFG; Trata de normas para eleição de representantes dos professores, dos técnicos-administrativos e dos estudantes nos Conselhos e Câmaras da UFG, entre outras matérias. O texto das novas resoluções foram elaboradas pelo professor  da Faculdade de Educação (FE/UFG), Nelson Cardoso, que também contou com o auxílio do coordenador de Assuntos Institucionais do Gabinete da Reitoria, Tasso Leite.

O reitor da UFG, Edward Madureira, também esclareceu à comunidade acadêmica  que o ofício do Ministério da Educação (MEC), enviado às universidades federais em que diz que elas não devem promover qualquer ato que resulte em aumento dos gastos com pessoal, não condiz com a realidade da UFG. “Estamos pautando  nossas decisões pelo princípio da autonomia universitária, pela qualidade de nossas atividades, pelos direitos dos trabalhadores e pelo bom senso. Estamos tomando todos os cuidados junto aos poderes constituídos para nos salvaguardar ou pelo  menos respaldar e justificar as nossas decisões, que é de efetivar a contratação de novos servidores e manter as promoções/progressões dos servidores da UFG, inclusive hoje saiu no Diário Oficial a nomeação de novos docentes e técnicos- administrativos advindos do último concurso”, concluiu o reitor. O Conselho também votou sobre o novo Plano Anual de Auditoria Interna da UFG,  para o exercício de 2020, que é coordenado pela chefe da Auditoria Interna, Daniela Vieira de Oliveira.

consuni

Fonte: Reitoria Digital/ UFG