egressos

Egressos da UFG discutem criação de entidade

Atualizada em 24/01/20 17:43.

Grupo reuniu-se com a reitoria nesta manhã (24/1)

Texto e foto: Ana Paula Vieira

Um grupo de cerca de 15 egressos da UFG esteve no Gabinete da Reitoria nessa sexta-feira (24/1), para conversar com o reitor Edward Madureira e a vice-reitora Sandramara Matias sobre ações voltadas para a relação com ex-alunos da Universidade. Convidados pelo advogado formado na UFG Eliomar Pires Martins, os profissionais graduados em diferentes áreas colocaram a sua disposição em colaborar com a instituição e fortalecer a defesa da Universidade.

Os participantes enfatizaram a importância da UFG em suas trajetórias e o sentimento de gratidão e de pertencimento à Universidade. Entre os presentes, o diretor administrativo do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), João de Deus, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes GO), Renato Candido da Silva, também ressaltaram a relevância do projeto e o interesse das entidades em apoiarem a iniciativa.

egressos

O reitor da UFG, Edward Madureira, explicou que a Universidade está desenvolvendo ações voltadas para os egressos, como o encontro realizado em novembro de 2019 e o programa Sempre UFG, que inclui uma plataforma digital onde ex-estudantes podem se cadastrar e ter acesso a benefícios exclusivos como cursos de educação continuada e acesso à Biblioteca Digital. “Estamos estruturando alguns instrumentos de acompanhamento dos egressos. Não tem nada melhor do que termos uma associação caminhando ao nosso lado nesse trabalho”, destacou o reitor.

Para Edward Madureira, o relacionamento com os egressos pode subsidiar o planejamento da Universidade: “Estamos olhando para o futuro da UFG”, afirmou. Ele também enfatizou que outras iniciativas de criação de uma associação foram tomadas em anos anteriores, e sugeriu aos presentes que entrem em contato com pessoas e grupos interessados. “Somos mais de 100 mil. O potencial do que estamos falando é inimaginável”, concluiu o reitor.
A vice-reitora Sandramara Matias lembrou que, em 2020, a UFG completa 60 anos de idade e que o lançamento da entidade de egressos pode fazer parte das comemorações: “Vamos ter um catálogo das atividades que vão compor as comemorações de aniversário da UFG, e os egressos são convidados a participar dessa iniciativa”.
Na sequência foram discutidas várias ações em relação aos egressos da UFG que poderão fazer parte das comemorações no decorrer de 2020.

egressos 2

Também participaram da reunião os egressos da UFG Du Oliveira (Música), o ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFG José Carlos Xavier (Engenharia Civil), Giselle da Silva Freitas (Nutrição), Igor Escher Pires Martins (Direito), Elias Menta Macedo (Direito) e a professora aposentada Rosângela Nunes Almeida Castro (Engenharia Elétrica), Taynan Alexandre Camilo (egresso da Engenharia Elétrica) e Acácio Gomes. O secretário de Planejamento e Avaliação da UFG, Vicente Ferreira e o coordenador de Assuntos Institucionais do Gabinete da Reitoria, Tasso Leite também acompanharam o encontro.

Fonte: Reitoria Digital/ UFG

Categorias: notícias