Internacionalização da UFG 4/11

UFG recebe Conselho Americano de Educação

Atualizada em 05/11/19 13:55.

A internacionalização institucional da UFG foi tema do encontro

A Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu ontem (04/11),  integrantes do Conselho Americano de Educação (ACE) e da Coordenação de Parcerias Estratégicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O encontro faz parte do  projeto-piloto de internacionalização do qual a UFG faz parte.

Internacionalização da UFG 4/11

O Conselho Americano de Educação (ACE), que possui sede em Washington, nos Estados Unidos, é um Laboratório de Internacionalização que fornece orientação e insight personalizados para ajudar faculdades e universidades a alcançar seus objetivos de internacionalização. Até o momento, a ACE possui mais de 150 instituições que participam do programa, o Laboratório de Internacionalização está em sua 17ª edição, além da UFG,  a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram as outras universidades brasileiras selecionadas para participar do programa de internacionalização. Membro da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, Patrício Marinho explica que o laboratório tem o objetivo de auxiliar as universidades escolhidas a desenvolverem ações e planos de internacionalização institucional”.

O encontro de hoje com o Conselho Americano de Educação também visou reuniões com o Comitê de Internacionalização da UFG e com os diretores das unidades acadêmicas da Universidade. De acordo com o reitor, Edward Madureira, todo o crescimento que a UFG mostrou de 2007 com a vinda de professores de outros países ajudou a Universidade a ser convidada pela Capes e ACE para participar deste projeto de Internacionalização que tem muito a somar para a Universidade.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da UFG, Francisco José Quaresma, a ênfase  do programa não está sendo só em ampliar a pós graduação mas fortalecer também a graduação. “Vários alunos da pós perdem oportunidades por não ter domínio da língua. Estamos vendo a internacionalização como um processo geral da universidade”, explica o diretor.

O processo de internacionalização é considerado um dos principais meios para consolidar competências, preparar alunos s e pesquisadores para participar de uma  sociedade multicultural, formar cidadãos para o mundo,produzir conhecimento qualificado e, por conseguinte, alcançar a excelência acadêmica.

Internacionalização na UFG

Além de promover aprendizagem e o aperfeiçoamento de outra língua, os programas de mobilidade internacional oferecem diversas vantagens para os docentes e discentes das universidades. A UFG possui diversas práticas e projetos que possibilitam os processos de internacionalização institucional.

Entre os vários projetos, a UFG possui parceria com a Associação de Universidades do Grupo Montevideo – AUGM, associação formada por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que permite o intercâmbio de estudantes, professores e técnicos entre as universidades que integram o AUGM.

Fonte: Reitoria Digital/ UFG

Categorias: notícias