Câmara Municipal homenageia UFG por desempenho no Enade e RUF 1

Vereadores homenageiam UFG por desempenho no Enade e RUF

Atualizada em 17/10/19 14:11.

Universidade se destacou em avaliação de cursos feita pelo MEC e no Ranking Universitário da Folha de São Paulo

Fotos: Pablo Lisboa

Câmara Municipal homenageia UFG por desempenho no Enade e RUF 2

Grupo de professores agraciados com Certificado de Moção de Aplauso

A Câmara Municipal de Goiânia presta homenagem com um Certificado de Moção de Aplauso à Universidade Federal de Goiás (UFG), ao Instituto Federal de Goiás (IFG), ao Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e a professores dessas instituições pelos resultados alcançados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2018) e também no Ranking Universitário da Folha (RUF).

Durante a solenidade, realizada na quinta-feira (17-10) a UFG está representada pelo reitor, Edward Madureira, diretores e coordenadores e docentes dos cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

O Centro Avançado de Diagnóstico de Mama (Cora) do Hospital das Clínicas da UFG também é homenageado pelo trabalho de prevenção e combate ao câncer de mama. O Cora é a primeira unidade do Centro-Oeste a disponibilizar um aparelho de mamotomia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de aparelhos de mamografia e ultrassonografia.

“Essa iniciativa é uma forma de reconhecimento ao trabalho dos responsáveis por ministrar cursos de excelência”, explica o vereador e secretário da Câmara dos Vereadores, Anselmo Pereira (PSDB). Na oportunidade, o parlamentar também conclamou os colegas a se engajarem “na luta em defesa do ensino superior público, gratuito e de gestão autônoma e contra o Projeto Future-se do governo federal”.

O reitor da UFG, Edward Madureira, destaca que a moção representa o reconhecimento do povo à UFG e em especial aos cursos avaliados pelo Enade. “Isso é fundamental em um momento no qual estamos em disputa por uma posição perante a opinião pública, sendo que muitos atores do governo federal tentam desqualificar o trabalho das universidades e institutos federais. E o reconhecimento da Câmara dos Vereadores, que é a casa do povo, certamente nos dá muito mais força para continuar nesta luta e sermos vitoriosos”.

O reitor da UFG comenta que, embora o resultado do Enade seja importante, ele está dentro do papel da Universidade. Como as instituições federais de ensino superior (ifes) não detêm a maioria das matrículas no ensino superior e o crescimento do setor privado, coube às ifes o papel de ser referência na qualidade para balizar todo o sistema de educação no País. “Com o Enade, confirma-se, mais uma vez, o que a Universidade oferece nos seus cursos e esse compromisso de formar bem e de formar para as outras instituições também. As avaliações do próprio governo federal, de forma contraditória aos que os dirigentes [do próprio governo federal] dizem mostram, demonstram e reafirmam a qualidade da Universidade”, analisa Edward.

Fonte: Reitoria Digital/ UFG

Categorias: notícias Reitoria Digital