banquete

Reitor da UFG participa da abertura do evento “Banquete de livros”

Atualizada em 09/10/19 17:47.

Solenidade aborda o papel dos ilustradores em transmitir sensações por meio da imagem e trabalhar com a perspectiva da criança na construção de narrativas infantis

Texto: Marina Viana

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia entre os dias 8 e 9 de outubro o Banquete de livros - O Objeto livro na Literatura Infantil. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC - UFG), tem como tema o livro na literatura infantil. A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira. A mesa de debate foi composta pelas ilustradoras Mariana Massarani e Ciça Fittipaldi, além da diretora do Centro Editorial e Gráfico da UFG (Cegraf), Maria das Graças Monteiro.

livro

Edward Madureira salientou que o tema discutido evidencia o papel do livro no aprendizado das crianças. “Isso mostra a excelência daquilo que a universidade faz e impacta a vida das pessoas”, ponderou o reitor. A ideia central da cerimônia foi discutir acerca da interação que deve existir entre texto e imagem para que a função pedagógica dos livros infantis seja alcançada com êxito. Somado a isso, também foi debatida a influência dos ilustradores no processo de criação.

Ciça Fittipaldi ressaltou que a maneira como um livro é formatado (diagramação, cores e outros elementos gráficos) interfere na transmissão da história e no modo como a criança assimila aquele conhecimento. “Os livros infantis estão contando cada vez mais com o trabalho do ilustrador por causa da experiência estética, que visa transmitir sensações através da imagem”, afirmou a ilustradora. Além da mesa-redonda (na parte matutina), o evento também conta com uma oficina (na parte vespertina) sobre o processo criativo na produção da narrativa pela imagem.

edward reunião

Fonte: Reitoria Digital/ UFG