Robson Geraldine, Pró-reitor de Administração e Finanças da UFG.

MEC libera somente 13,4 milhões de custeio dos 26,8 milhões bloqueados da UFG

Atualizada em 02/10/19 13:51.

Montante representa metade do recurso bloqueado desde o último mês de maio

Texto: Marina Sousa e Luiz Felipe Fernandes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (30/9) o desbloqueio de R$ 1,990 bilhão, dos quais 58% (R$ 1,156 bilhão) destinado às universidades e institutos federais. Desse total, a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu R$ 13.408.251, o que representa metade do recurso bloqueado desde o último mês de maio.

O valor descontingenciado pelo MEC é suficiente para o pagamento do equivalente a dois meses da atual dívida acumulada pela UFG, que é de R$ 21,3 milhões, referentes aos meses de junho, julho, agosto e setembro. A administração superior da UFG está empenhada em empregar esse recurso da maneira mais eficiente possível, sobretudo para o pagamento de serviços essenciais que se encontram em atraso, como energia, água e empresas prestadoras de serviço.

A UFG reitera que o desbloqueio, feito sobre um orçamento já defasado, não resolve o problema financeiro da Universidade. Além disso, sem que haja sinalização de que o restante do orçamento será descontingenciado, a UFG fica impedida de realizar um planejamento mais adequado para a administração de seus recursos.

“Precisamos do desbloqueio total dos recursos, e, mesmo assim, não conseguiremos fechar as contas da Universidade, pois trazemos dívidas de anos anteriores. Essas dívidas que foram acumuladas se devem à destinação de orçamento insuficiente em anos anteriores. Desde 2016, nosso orçamento destinado ao pagamento das despesas não obrigatórias (energia, água, bolsas e serviços terceirizados) tem sido o mesmo”, explica o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Robson Geraldine.

Os contratos da UFG sofrem reajustes obrigatórios que acompanham a inflação e são determinados por lei e o recurso repassado pelo governo federal não acompanhou esse aumento.

Robson Geraldine, pró-reitor de Administração e Finanças da UFG

Fonte: Reitoria Digital/ UFG

Categorias: notícias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo