RD - IV Jornada Acadêmica de Biomedicina

Reitor faz palestra para acadêmicos de Biomedicina

Atualizada em 27/09/19 11:02.

Edward Madureira explicou aos estudantes a atual situação financeira da UFG

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) participou da abertura da IV Jornada Acadêmica de Biomedicina, na quinta-feira (26/9), no Auditório de Ciências Biológicas I (ICB I), no Câmpus Samambaia. O dirigente ministrou a palestra de abertura do evento com o tema O financiamento das universidades federais.

Em sua fala, Edward Madureira classificou como “absurda” a forma como o governo federal tem conduzido a economia. “Em lugar nenhum do mundo se fez uma experiência tão perversa como a que os economistas estão fazendo conosco [em referência à Emenda Constitucional nº 95, conhecida como a EC do Teto por congelar investimentos durante 20 anos]. Que país do mundo cresce sem fazer investimentos em infraestrutura, educação e ciência e tecnologia”, questiona o reitor.

Sobre o financiamento das universidades federais, Edward destaca que é papel da União prover os recursos para as instituições federais de ensino superior (ifes) e que os pesquisadores das ifes já fazem captação de recursos. “Ano passado, projetos da UFG conseguiram levantar R$ 86 milhões com captação própria. Nesse ano há a possibilidade de chegarmos a R$ 100 milhões. Só com a Petrobras está sendo negociado um projeto de R$ 14 milhões no CRTI [Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação]”, orgulha-se.

Recursos próprios

Na opinião do reitor, o governo federal “deveria deixar as ifes executarem o recurso que capta em vez de nos ensinar a captar recurso”. Em 2018, a UFG perdeu R$ 3 milhões em verba obtida mediante realização de concurso pelo Centro de Seleção (CS-UFG) devido às restrições existentes à utilização de recursos próprios das universidades. “O governo nos amarra, mas se forem retiradas, poderemos voar”, anima-se. Edward observa que os grupos empresariais que costumam visitar os laboratórios e centros de pesquisa da UFG ficam impressionados com a tecnologia e as possibilidades de desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para os seus respectivos setores de atuação.

A IV Jornada Acadêmica ocorre nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 e aborda questões relacionadas às Ciências Biomédicas e pretende estimular a comunicação entre os estudantes da área de diversas instituições de ensino superior (IES) de Goiás e do País. A expectativa dos organizadores é reunir um público de mais de 150 acadêmicos.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Reitoria Digital Gabinete notícias