Edward na Camara

UFG recebe homenagem na Câmara Municipal e debate os cortes na educação

Actualizado en 20/09/19 11:46 .

Parlamentares goianienses querem conversar com deputados e senadores da bancada goiana para buscar um posicionamento a favor do desbloqueio de recursos e contra o Future-se

 

Nesta quinta (19), um conjunto de 18 pesquisadores, a vice-reitora e o reitor da Universidade Federal de Goiás, foram homenageados pela Câmara Municipal de Goiânia. Antes da homenagem, ocorreu Tribuna Livre, por iniciativa dos vereadores Anselmo Pereira (PSDB) e Álvaro da Universo (PV) que abriu espaço para a comunidade universitária apresentar aos parlamentares um panorama sobre a crise das universidades federais agravada pelo corte de 30% no orçamento das ifes e o impacto na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Uma comissão composta por vereadores de Goiânia vai à Brasília, acompanhada do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, para visitar o Congresso Nacional, em especial os 17 deputados federais e os 3 senadores eleitos por Goiás, para debater a atual situação das universidades federais e o Programa Future-se.  

A ideia surgiu durante Tribuna Livre no plenário da Câmara Municipal de Goiânia realizada na manhã desta quinta-feira (19/9) - que teve a participação da UFG, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifesgo) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) - durante a fala do vereador Paulo Magalhães (PSD).

A sugestão foi apoiada pelo vereador, Anselmo Pereira, que se prontificou a levar a questão ao presidente da Câmara Municipal, Romário Barbosa Policarpo (Patriota), para que seja elaborada uma portaria nomeando os membros da comissão. Anselmo Pereira também propôs que durante a visita aos gabinetes seja entregue um documento que ele chamou de Carta da universidade pública e livre contra o Future-se.

"A sociedade organizada não aceita a interferência, principalmente na vida acadêmica e administrativa, nas universidades públicas do Brasil. É inadmissível que quem quer que seja que assuma a administração pública insista em promover o retrocesso e o princípio da obscuridade", afirma Anselmo Pereira.

Visita guiada

O reitor da UFG também sugeriu que os parlamentares façam uma visita guiada à UFG para conhecer alguns dos laboratórios de pesquisa. Anselmo Pereira aproveitou o convite para propor a realização de uma edição do Projeto Câmara Itinerante, no Câmpus Samambaia.

Edward Madureira observa que o conjunto das instituições da rede federal de ensino incluem 63 universidades federais, 38 institutos federais de ciência e tecnologia, 2 centros federais de educação tecnológicas (cefets) e o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. A soma resulta em um conjunto com mais de 100 instituições, mais de 2,5 milhões de estudantes e mais de 300 mil trabalhadores.

"Todas essas instituições vêm sendo submetidas a uma restrição orçamentária que está comprometendo, inclusive o funcionamento da Universidade no próximo mês. Assim como a UFG, todas estão esperando o desbloqueio de recursos -  retidos de forma arbitrária, ferindo a Lei de Orçamento Anual (LOA) que é o nosso oxigênio para as despesas de custeio. Com esse recurso pagamos energia, manutenção da frota, segurança, limpeza, dentre outras despesas", ressalta o professor. "É um absurdo comprometer o dia a dia de uma instituição que está mais presente na vida das pessoas do que se possa imaginar", conclui.

Tribuna Livre

Na ocasião, houve uma moção contra o Programa Future-se e homenagens a membros da comunidade acadêmica dentre eles, membros do movimento estudantil, o reitor Edward Madureira, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, e os professores Enilza Maria M. de Paiva, Nelson Cardoso do Amaral, Adão José Peixoto, Francisco José Quaresma de Figueiredo, Francisco Mata Machado Tavares, José Alexandre Felizola Diniz, Wendell Karlos Tomazelli Coltro, Eliana Martins Lima, Anderson da Silva Soares, José Garcia Neto, João da Cruz Gonçalves Neto, Maria Clorinda Soares Fioravanti, Nelson Antoniosi Filho, João Batista de Deus, Melissa Avelino, Boniek Gontijo Vaz, Luciana de Oliveira Dias e Ricardo Barbosa de Lima.

Edward na Camara

Categorías: Notícias