aparecida

UFG apresenta resultado de projeto sobre Transporte Escolar

Projeto é em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

 O curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG) por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da UFG (CECATE/UFG), apresentou hoje 20 de dezembro no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Aparecida de Goiânia, os resultados do projeto “Ações para o Desenvolvimento do Transporte Escolar no Brasil”.

A proposta do projeto foi desenvolver um processo de capacitação para os agentes públicos ligados diretamente ao transporte escolar dos municípios brasileiros. Através da capacitação foi possível aprimorar as ações e promover a melhoria dos processos, assim como, otimizar os recursos voltados para o transporte escolar. O reitor da UFG, Edward Madureira, contou que o projeto beneficia muitas famílias e que o transporte escolar facilita o deslocamento de muitos alunos o que também contribui para uma menor evasão de alunos nas escolas.

aparecida

Alguns produtos foram apresentados como resultado do projeto e são eles, a elaboração de curso de capacitação para os gestores municipais e conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social, bem como a proposição de uma Avaliação do Programa Caminho da Escola via web; Avaliação do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) também via web, além do desenvolvimento de cartilhas relacionadas com o Transporte Escolar e  o desenvolvimento de software de Gestão de Transporte Escolar.

O coordenador do projeto, Wilder Luciano Carvalho, explicou que os resultados apresentados foram embasados em cima de dois anos de estudos e que essa prática possibilita ao órgão gestor que é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a melhorar a gestão de políticas públicas, pois a UFG tem auxiliado no desenvolvimento de novas práticas de gestão, além do envolvimento dos alunos da Universidade nesse projeto de pesquisa.

O diretor da Faculdade de Ciência de Tecnologia (FCT), Júlio César Valandro, falou que a atuação da Universidade nesse projeto é muito importante. “ Essa ação reforça o papel social que a Instituição possui, que é a entrega de produtos, serviços e que atinge um ponto muito sensível que é a área do transporte público, todas as questões técnicas foram apresentadas hoje e isso é motivo de muito orgulho”, disse o diretor.

Participaram da solenidade, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, representando o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, o secretário de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia, Einstein Paniago, o coordenador de apoio à manutenção escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), João Antônio Lopes e o coordenador de apoio ao Transporte Nacional de Desenvolvimento da Educação, Gabriel Marques Andreozzi. 

Fonte: Reitoria Digital/ UFG

Categorias: notícias