Weby shortcut
compeex

UFG realiza 16º edição consecutiva do Conpeex

Principal evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás debate a bioeconomia e mostra capacidade de resistência da Instituição em meio ao cenário de crise financeira

Texto: Versanna Carvalho

Foto: Ana Fortunato e Carlos Siqueira 

Começou nesta quarta-feira (16/10) o 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento ocorre entre os dias 16 e 23 de outubro de 2019, no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, Regional Goiânia. Em sua fala, o reitor da UFG, Edward Madureira, destaca a alegria de poder manter a tradição de realizar o Conpeex durante 15 anos consecutivos, apesar do bloqueio do orçamento pelo governo federal.

“Realizar um evento dessa envergadura, com 5.200 inscritos, 1.700 trabalhos a serem apresentados, com a diversidade de opções, de eventos simultâneos, de rodas, de simpósio, de palestrantes só é possível com muita garra, determinação, empenho, competência, resiliência e resistência. Por isto, agradeço enormemente a cada pessoa que construiu esse evento”, declara.

O reitor ressalta a pujança da UFG que se destaca entre as melhores universidades do Brasil e entre as grandes universidades do mundo, conforme os indicadores divulgados recentemente como o ranking organizado pela Times Higher Education (THE), Ranking Universitário da Folha (RUF),  e o Enade 2018. Para os críticos das universidades públicas que não conseguem ver a qualidade e o impacto da pesquisa que é feita nesta Universidade, Edward Madureira observa que pesquisa que não é aquela cujo resultado é imediato, feita com pressa, por um resultado objetivo e que as universidades não podem ser tratadas com foco no fluxo de caixa como ocorre em um estabelecimento comercial.

“Aqui nós valorizamos a liberdade de pensamento. Aqui se formam as pessoas que transformarão a sociedade. Os benefícios gerados pela universidade são múltiplos e profundos na nossa sociedade. A universidade é o lugar da crítica, da criação, da cultura, das artes, da reflexão. Da qualidade acadêmica, da gestão democrática, transparente e do compromisso social. Diferentemente do que dizem alguns, a universidade não está falida. Falida estará a sociedade que preferir a ignorância ao conhecimento. A sociedade que renuncia a ciência e a cultura em favor do preconceito e do obscurantismo. É com essa universidade que se reinventa a cada dia com criatividade, com competência, com isenção, com respeito à diversidade e à pluralidade, que nós atravessaremos esses tempos tão obscuros da nossa política e do nosso País”, alerta o gestor da UFG.

compeex

Acadêmico

O Conpeex é um evento acadêmico promovido anualmente pela UFG e tem como objetivos contribuir para os avanços científicos e tecnológicos; incentivar a troca de experiências nos diversos campos da pesquisa, do ensino, da inovação e da extensão; promover a discussão de temáticas que subsidiem novos projetos e ampliem a formação acadêmica e cultural dos participantes; promover a divulgação da produção científica; promover o intercâmbio científico e cultural integrando a comunidade universitária, alunos de graduação, pós graduação, professores e técnico-administrativos, bem como de outras instituições que possuem convênio com a UFG no âmbito do ensino.

O Conpeex é gratuito, aberto a toda a comunidade, e desde a edição de 2018, há a possibilidade de alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas com a UFG no âmbito do ensino se inscreverem na modalidade de participante com apresentação de trabalhos.

Semana

Como ocorre nas edições anteriores, a temática do evento no ano de 2019 está ligada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação, Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. Trata de um tema bastante adequado à diversidade natural do Brasil, onde a riqueza de biomas faz com que o país seja um grande gerador de recursos e desenvolvimento.

Acesse aqui a programação completa 


edward

Fonte: Reitoria Digital/ UFG

Categorias: notícias